As maiores burradas de reis jovens

burradas de reis jovens
burradas de reis jovens

Após a praga dos Templários, o rei Felipe morreu e a sua dinastia que governava a França ha mais de 300 anos se perdeu com a peste negra.

Prejudicados pela ma administração de Aquenáton, seus sacerdotes o teriam matado e amaldiçoado sua múmia.

TOP 10 
LATO Marcelo Testoni
ILUSTRA Suryara

AS MAIORES BURRADAS DE REIS JOVENS
Ao longo dos séculos, não foi incomum a coroação de crianças, adolescentes e até bebês. Muitos desencadearam guerras e a queda de impérios. Perto deles, o Joffrey de Game of Thrones é fichinha!

Xianfeng também era alcoólatra e viciado em drogas. Quando fora de si, tornava-se violento com os servos e estuprava as criadas.

10- TRETA COM OS CAMPONESES
QUEM: Basílio II (Rússia)
COROAÇÃO: Aos 10 anos
CAUSOU: Guerra civil
Entronado em 1425 em meio a disputas políticas com seu tio materno, era contrário a uma nação liberal e capitalista, o que despertou revolta entre os camponeses. Isso gerou uma guerra civil ao longo do século 14, que colocou em crise o sistema feudal. Aos 18 anos, cegou o amigo, príncipe Ivan Vsevolzhsky, quando descobriu um pacto secreto entre ele e sua família. Destronado por seu primo Demétrio, o envenenou e depois voltou ao poder.

9- DE CASO COM O MOTORISTA
QUEM: Heliogábalo (Roma)
COROAÇÃO: Aos 15 anos
CAUSOU: Decadência politica
Antes mesmo de chegar a Roma, polemizou ao decretar o deus do sol do povo sírio, Elagabal, como principal divindade. Também chocou o público com seus excessos sexuais, que supostamente Incluíam travestismo, prostituição e um caso com seu motorista de biga Ganhou o desprezo da classe politica ao permitir que sua mãe circulasse pelas alas masculinas do senado.

8- QUEM TUDO QUER...
QUEM: Luis III (Francia Oriental)
COROAÇÃO: Aos 7 anos
CAUSOU: Perda de território
Fol o último rei germânico da dinastia carolíngia.
Criado em clausura por dois arcebispos, acabou crescendo frágil e mimado. Aos 13 anos, montou um plano de guerra desastrado contra os húngaros, fazendo com que seu exército fosse encurralado e destruído. Com isso, perdeu uma parte do seu reino conhecida como Grande Morávia (atualmente, República Checa). Depois do fiasco, Luis teve de se mudar as pressas para a Alemanha.

7- CRUZADA FURADA
QUEM: Sebastião (Portugal)
COROAÇÃO: Aos 3 anos
CAUSOU: Perda da independência
Caso não reinasse, o próximo herdeiro seria dom Carlos, forcando Portugal e Espanha a se unirem, sob controle dos espanhóis. Assumiu em 1557 e, em vez de sossegar o facho, iniciou uma cruzada no Marrocos contra os mouros. Morreu em batalha, junto a boa parte da nobreza e do exercito, o que significou o fim de sua dinastia e da Independência de Portugal.

6- AMANTE PERIGOSA
QUEM: Xianfeng (China)
COROAÇÃO: Aos 19 anos
CAUSOU: Guerra
Escolhido por suas habilidades administrativas, assumiu em 1850. Como gestor, porém, contribuiu para o declínio da monarquia, motivando rebeliões étnicas e desavenças entre nações ocidentais. Influenciado por uma amante, desafiou França e Inglaterra, que queriam privilégios no comércio do ópio, e provocou a 2 Guerra do Opio, que massacrou mais de 10 mil soldados chineses e permitiu a invasão e o saque da Cidade Proibida, em Pequim.

5- ALIADO AO LÉU
QUEM: Aquenáton (Egito)
COROAÇÃO: Aos 15 anos
CAUSOU: Invasão rival Trocou seu nome de batismo "Amenófis para "Aquenáton", ato visto como um repúdio ao deus Amon. Em seguida, mandou destruir os ídolos sagrados e vetou cultos que não fossem oferecidos a ele. Isso fez com que o Egito perdesse aliados como os fenícios e os mitânios e enfraquecesse como nação foi quando os hititas invadiram seu território e tomaram suas minas e colónias na Asia e na Nubia.

4- MALDIÇÃO NELE!
QUEM: Filipe IV (Franca)
COROAÇÃO: Aos 16 anos
CAUSOU: Fim dos Templários
Filipe, "o Belo", afundou a economia em dividas e entrou em conflito com o papado ao cobrar-lhe impostos. Pertencente à ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, tomou as riquezas deles sob acusação de bruxaria. Ao suprimi-la numa sexta-feira 13, diz a lenda, um terrível azar teria recaído sobre os herdeiros do rei, que morreram. isso abriu espaço para a Guerra dos 100 Anos, uma tentativa da Inglaterra de emplacar um rei inglês na França.

3- DE VOLTA AO PÓ
QUEM: Cleopatra (Egito)
COROAÇÃO: Aos 15 anos
CAUSOU: Declínio económico e destruição
Contra a vontade do faraó, decidiu apolar as campanhas romanas de expansão territorial-uma aliança que, gradualmente, foi custando a independência do Egito Sob o governo romano, o Egito foi severamente explorado por meio de Leis novas e impostos. Com o tempo, houve declínio da cultura artística, religiosa e econômica, além da destruição da cidade de Alexandria.

2- IMPERADOR INCENDIÁRIO
QUEM: Nero (Roma)
COROAÇÃO: Aos 16 anos
CAUSOU: Destruição, crise política e declínio comercial

Aos 22 anos, já havia assassinado a própria mãe e o meio-irmão para tirá-los do senado. Também adorava jogar cristãos aos cachorros. Para o historiador Dião Cássio, Nero foi um terrorista e teria incendiado Roma para reconstrui-la à sua maneira (algo que outros historiadores refutam). Depois do grande incêndio, o comércio foi reduzido drasticamente, o senado entrou em crise e as invasões bárbaras se agravaram.

1- MUSA DA REVOLUÇÃO
QUEM: Maria Antonieta
COROAÇÃO: Aos 14 anos
CAUSOU: Dívidas e revolta popular
O casamento aos 14 anos com o delfim Luis XVI por interesses políticos entre França e Austria conduziu a rainha a uma vida leviana em Versalhes, alquista por todos, da corte à plebe, fez do roubo do tesouro real sua válvula de escape para a solidão, Festas e jogos de azar promovidos por ela afundaram o Estado em dividas. Nas ruas, panfletos denunciavam suas orgias com diversos amantes, tanto homens como mulheres. Com isso, seus hábitos pitorescos se tornaram o principal alvo da revolta popular contra todo o governo. O que se seguiu foi o caos da Revolução Francesa, que pôs fim à sua vida e à de sua família, suprimiu o poder da monarquia e da Igreja no país e desencadeou a queda de impérios e colónias da Europa.

Mundo Estranho - FEVEREIRO 2014
FONTES: Filmes Maria Antonieta, de Sofia Coppola, Os Reis Malditos, de Josee Dayan, e Nero, de Paul Marcus, livro O Desejado - A Fascinante Historia de Dom Sebastião, de Aydano Roriz, e sites Encyclopedia Britannica e GUIA DO ESTUDANTE. 
CONSULTORIA: Geraldo Pieroni, historiador pela Universidade Paris 3-Sorbonne Nouvelle, e Renato Cancian, doutor em Ciência social e mestre em sociologia política pela Universidade Federal de São Carlos. 

Extração de texto: Google Lens. Outra página parecida: As maiores burradas de reis jovensPágina com colagens: As maiores burradas de reis jovensPáginas escaneadas

Nenhum comentário: