Templo de Hatshepsut

Hatshepsut

O Templo Mortuário de Hatshepsut é um dos mais impressionantes templos do Antigo Egito, localizado em Deir el-Bahari, na margem oeste do Nilo, perto do Vale dos Reis, no Alto Egito. Encomendado pela rainha Hatshepsut, o quinto faraó da 18a dinastia e a segunda faraó feminina confirmada na história, sua construção começou em 1479 a.C. e levou cerca de quinze anos para ser concluída. 

O reinado de Hatshepsut é lembrado como um dos períodos mais prósperos e pacíficos da história do Egito. O templo, dedicado tanto ao deus Amon quanto à própria Hatshepsut, apresenta três terraços em camadas elevando-se a 29,5 metros (97 pés) e inclui pilões, quadras, um salão hipostilos, pátio solar, capela e santuário. 

Longas rampas ligam os terraços, que já foram cercados por jardins exuberantes com plantas exóticas como incenso e árvores de mirra. Alinhado com o nascer do solstício de inverno, o templo incorpora um mecanismo único de caixa de luz, permitindo que a luz solar viaje ao longo do eixo central do templo, iluminando primeiro o deus Amon-Ra, depois a figura ajoelhada de Tutmés III e, finalmente, o deus do Nilo Hapi. 

Nenhum comentário: