Olho do Egito

olho egito olho egito 

O "Olho de Hórus", um símbolo icônico do antigo Egito. Também conhecido como o "Olho que Tudo Vê", ele representa proteção, poder e boa saúde. Na mitologia egípcia, Hórus, o deus falcão, perdeu seu olho em uma batalha contra Seth, o deus do caos. Após ser restaurado por Thoth, o Olho de Hórus passou a simbolizar a cura e a renovação. 🧿 

olho egitoolho egito
olho egípcio
   olho egipcioolho egipcio

Olho de Hórus: significado do símbolo egípcio 
Olho de Hórus, também conhecido como Udyat, é um símbolo que significa poder e proteção. O olho de Hórus era um dos amuletos mais importantes no Egito Antigo, e eram usados como representação de força, vigor, segurança e saúde. 
Hórus era o Deus egípcio do Sol nascente e era representado como falcão. Era a personificação da luz e a tinha como inimigo Seth, o deus da desordem e violência.

Olho do Egito Olho de Hórus 👁✨️𓂀 

O Olho de Hórus é um dos símbolos mais icônicos da mitologia egípcia, representando proteção, poder real e boa saúde. Também conhecido como "Wedjat" ou "Udjat", ele está associado ao deus Hórus, filho de Ísis e Osíris. Segundo a mitologia, durante uma batalha contra seu tio Set, Hórus perdeu um de seus olhos. Esse olho foi restaurado pela deusa Hathor ou pelo deus Thoth, simbolizando a cura e a restauração.
O olho é frequentemente dividido em seis partes, cada uma representando um dos seis sentidos: visão, audição, pensamento, olfato, paladar e tato. Era comum o uso do símbolo em amuletos, que eram colocados em múmias para garantir a proteção na vida após a morte. Além disso, o Olho de Hórus também era utilizado para proteger os vivos contra o mal e trazer boa sorte.
Na iconografia, o Olho de Hórus é desenhado de forma estilizada, assemelhando-se a um olho humano com detalhes que remetem a um falcão, o animal sagrado de Hórus. Esse símbolo continua a ser reverenciado e utilizado em joias e objetos de proteção até os dias atuais. 

olho egito

Olho de Hórus 𓂀
No mito de Osíris, Hórus é filho de Isis e Osíris. Hórus ficou conhecido por diferentes nomes: Harakhte (Hórus do Horizonte), Harpócrates (Hórus, o Menino), Haroeris (Hórus, o Velho), entre outros. 
Atualmente, o olho de Hórus também é utilizado como símbolo contra a inveja e o mau-olhado, além de proteção, e por isso é bastante usado sua imagem para fazer tatuagens, em diversas partes do corpo. É bastante comum ver o olho de Hórus na forma de pingentes. Além do olho de Hórus, o ankh, hieróglifo que simboliza a vida, também é popularmente usado como amuleto e em tatuagens. 
Algumas pessoas acreditam que o olho de Hórus é uma representação da glândula pineal, que se encontra no cérebro e produz melatonina. No âmbito mais místico, alguns autores chamaram esta glândula de "terceiro olho", indicando que era responsável pela ligação entre o corpo e a alma. 
Existe uma lenda, de que o olho de Hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo, e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol. A lenda volta ao Egito, onde, em uma luta o deus Seth arrancou o olho esquerdo de Hórus, que acabou sendo substituído por um amuleto, que deu origem então ao que hoje é conhecido como o olho de Hórus. 
O olho direito de Hórus representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavras e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino. 
O olho esquerdo representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual. 
 
olho de horus
Olho Egito

glândula pineal Olho de Hórus
Link: A glândula pineal e o Olho de Hórus ▲ 𓂀 𓋹 ☥ 𓁈 👁⃤  
udyat

O Wadjet (ou Ujat, que significa "Todo") é um poderoso símbolo de proteção no antigo Egito, também conhecido como o "Olho de Hórus" e o "olho que tudo vê". O símbolo era frequentemente usado em joias feitas de ouro, prata, lápis, madeira, porcelana e carnelian, para garantir a segurança e a saúde do portador e proporcionar sabedoria e prosperidade. No entanto, também era conhecido como o "Olho de Rá", uma poderosa força destrutiva ligada ao calor feroz do sol, que foi descrita como a "Filha de ". O "olho" foi personificado como a deusa Wadjet e associado a uma série de outros deuses e deusas (notavelmente HathorBastSekhmetTefnut, Nekhbet e Mut).

  Amuleto do olho de Hórus final dos séculos 6-4 aC. 

O Olho de Hórus
Hórus era um antigo deus do céu cujos olhos eram o Sol e a Lua. No entanto, ele logo se tornou fortemente associado com o sol (e o deus do sol Ra como Ra-Horakhty ("Ra, que é Hórus dos dois horizontes"), enquanto Thoth foi associado com a lua. Um mito antigo descreve uma batalha entre Hórus e Set em que o olho direito de Hórus foi arrancado e Set perdeu seus testículos!
Thoth magicamente restaurou o olho de Hórus, momento em que recebeu o nome de "Wadjet" ("inteiro" ou "saudável"). Neste mito, afirma-se especificamente que é o olho esquerdo de Hórus que foi arrancado, de modo que o mito se relaciona com o aumento e declínio da lua durante o qual a lua parece ter sido arrancada do céu antes de ser restaurada uma vez a cada mês lunar.

  Olho de Hórus , Nekhbet e Wadjet

olho egipcio  Thoth restaurando o Olho, Dendera @Soutekh67 

Há uma série de representações da restauração do olho em templos greco-romanosThoth é assistido por quatorze deuses, incluindo os deuses da Enéade de Hermópolis ou trinta divindades masculinas (em Ismant el-Kharab, o Oásis de Dakhla). Cada deus representava um dos quinze dias que antecederam a lua cheia e a lua minguante. O olho restaurado tornou-se emblemático do restabelecimento da ordem a partir do caos, associando-a assim intimamente à ideia de Ma'at. Em um mito, Hórus fez um presente do olho para Osíris para ajudá-lo a governar o submundo. Osíris comeu o olho e foi restaurado à vida. Como resultado, tornou-se um símbolo de vida e ressurreição. As ofertas às vezes são chamadas de "o Olho de Hórus" porque se pensava que os bens oferecidos se tornavam divinos quando apresentados a um deus. 
Acreditava-se que o Olho de Hórus tinha poder de cura e proteção, e foi usado como um amuleto protetor. Também foi usado como uma notação de medição, particularmente para medir os ingredientes em medicamentos e pigmentos. O símbolo foi dividido em seis partes, representando a quebra do olho de Hórus em seis pedaços. Cada peça foi associada a um dos seis sentidos e a uma fração específica. 

  Amuleto, Terceiro Período Intermediário
 
  Thoth com o Olho, Período Tardio

  Olho de Hórus, Período Tardio

Frações mais complexas foram criadas pela soma dos símbolos. É interessante notar que, se as peças forem somadas, o total é de 63/64 e não de 1. Alguns sugerem que o 1/64 restante representa a magia usada por Thoth para restaurar o olho, enquanto outros consideram que a peça que faltava representava o fato de que a perfeição não era possível. No entanto, é igualmente provável que eles apreciassem a simplicidade do sistema que lhes permitia lidar com frações comuns rapidamente, afinal eles já tinham um símbolo para o número "1" e tinham outras notações numéricas disponíveis quando precisavam usar frações menores.
 
  
Frações Wadjet 

1/2 CHEIRO
1/4 VISÃO
1/8 PENSAMENTO
1/16 AUDIÇÃO
1/32 SABOR
1/64 TOQUE 

De acordo com tradições posteriores, o olho direito representava o sol e por isso é chamado de "Olho de Rá", enquanto o esquerdo representava a lua e era conhecido como o "olho de Hórus" (embora também estivesse associado a Thoth). Em muitos casos, não é claro se é o olho esquerdo ou direito que é referido. Outros mitos sugerem que é o olho direito de Hórus que foi arrancado e que o mito se refere a um eclipse solar em que o sol é momentaneamente apagado do céu.

O Olho de Rá 
De acordo com um mito,  (que era naquele momento o verdadeiro faraó do Egito) estava se tornando velho e fraco e o povo não mais o respeitava ou seu governo. Eles quebraram as leis e fizeram piadas às custas dele. Ele não reagiu bem a isso e decidiu punir a humanidade enviando um aspecto de sua filha, o Olho de Rá. Ele a arrancou das Ureas (serpente real) em sua testa e a enviou à terra na forma de um leão. Ela travou uma guerra contra a humanidade massacrando milhares até que os campos estivessem inundados de sangue humano. Quando Ra viu a extensão da devastação, ele cedeu e chamou sua filha de volta para o seu lado, temendo que ela matasse a todos. No entanto, ela estava em uma luxúria de sangue e ignorou seus apelos. Então ele providenciou que 7.000 jarros de cerveja e suco de romã (que manchavam o sangue da cerveja de vermelho) fossem derramados por todos os campos ao seu redor. Ela se empanturrou do "sangue" e ficou tão bêbada que dormiu por três dias e acordou com uma terrível ressaca. Assim, a humanidade foi salva de sua terrível vingança. 

olho egipcio
Menit com Olho de Hórus e Sekhmet
  

Há uma série de versões diferentes do mito, e um número de deusas recebem o título de "Olho de Rá", em particular HathorSekhmetTefnutBastMutNekhbet e Wadjet. A "Filha de Ra" às vezes era simbolizada como um Gato que protegia Ra da serpente Apep (ligando-a com os aspectos leoninos de Hathor, Bast, Sekhmet, Tefnut, Mut, Nekhbet e Wadjet, entre outros). Acreditava-se também que o Gato era capaz de curar uma picada de escorpião ou cobra e estava associado às deusas Ísis (embora ela só esteja ligada ao símbolo em sua função protetora).

Nenhum comentário: